18 de mai de 2017

EDITORIAL COM MARIO SAMPAIO


O DIA DAS MÃES – 14.05.17 (Mário Sampaio)
Hoje, o segundo domingo de maio, homenageamos as nossas mamães! A data teve origem no início do século XX, quando uma jovem norte-americana – Annie Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em completa depressão. Preocupadas com o sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa. Annie pediu que o louvor fosse estendido a todas às mães, vivas ou mortas. Isso foi o estopim para que as mães fossem reconhecidas, o que aconteceu em 1914 nos EUA, com a oficialização do seu Dia, pelo presidente Woodrou Wilson, como sendo o dia 9 de maio.
Destaque-se, que a mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Reia, a mãe dos deuses. A Inglaterra deu ênfase as comemorações alusivas às mães, no início do século XVII, quando começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma. Já em Portugal, o Dia das Mães é celebrado no primeiro domingo de maio, embora durante muitos anos tivesse sido comemorado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição. E, em Israel, por exemplo, a data deixou de ser celebrada, passando a existir o Dia da Família no mês de fevereiro.
No Brasil, essa data tão marcante, foi oficializada pelo então presidente Getúlio Vargas, em 1932. Já em 1947, reconhecendo a importância da figura da mãe, a Igreja Católica determinou que a data, também, fizesse parte seu calendário oficial. Mãe, a bem da verdade, é um color de amor incondicional ao fruto do seu próprio ventre, pilar firme de uma família, dádiva milagrosa da criação humana – que gera no amor e cria com carinho!
Vale mencionar, portanto, que o Dia das Mães não se restringe ao primeiro, segundo, terceiro ou quarto domingo de um mês; mas lhes é dedicado todos os dias da semana, do mês e do ano todo. Parabéns Mamães de Senador Sá, do Ceará, do Brasil e do Mundo, que Deus as abençoe!
(Acompanhe as publicações do  SENADOR SÁ ONLINE no Facebook. Curta  AQUI )
Postar um comentário